A origem do clube tem se na data de 24 de outubro de 1857, quando dois amantes do críquete, William Prest e Nathaniel Creswick, debateram até altas horas da madrugada acerca do esporte ideal para manter a forma durante o inverno, uma vez que as condições climáticas dificultavam a prática do críquete.
Após muitas discussões, ambos chegaram à conclusão de que tal esporte seria o futebol. Desta forma, em 24 de outubro de 1857, foi criado o primeiro clube da história, o Sheffield FC, ao redor do qual foram redigidos os primeiros regulamentos do futebol, conhecidos como "The Sheffield Rules" , que serviram para organizar as primeiras partidas: solteiros contra casados e profissionais* contra amadores*.
ORDEM DE MÉRITO DA FIFA
Vale destacar que o Sheffield FC foi agraciado com a Ordem do Mérito da FIFA, junto com o Real Madrid os únicos dois clubes do mundo que levaram o premio, cujo presidente, Joseph S. Blatter, é membro do clube.
"Foi importante termos o reconhecimento da FIFA, porque mesmo hoje em dia, os adeptos em geral pensam que foi o Notts County ou qualquer outro a surgir primeiro. Não é verdade" - explica o presidente Richard Timms
Além disso, em seu aniversário de 150 anos, o time inglês contou com a presença de Pelé na partida de comemoração disputada contra a Internazionale de Milão.
NORTHERN PREMIER LEAGUE
A introdução do profissionalismo no esporte representou um momento de declínio para o Sheffield. A equipe preferiu seguir no amadorismo e até foi a responsável pela ideia de criar a FA Cup amadora (iniciativa inicialmente recusada pela Football Association em 1892, mas criada pela entidade no ano seguinte). Ainda em atividade, o Sheffield está na Northern Premier League Division One South, divisão regional que equivale à oitava divisão do futebol inglês.
TORCEDORES
O clube tem atualmente 500 torcedores no estádio, quando jogam em casa, e cerca de 1.700 espalhados no Mundo, como reconhecimento pelas raízes.

O clube tem sócios de enorme peso, como Sven-Goran Eriksson ou Sepp Blatter. Os Def Leppard, banda da cidade, já se associaram à causa. Nesta altura, o Sheffield F.C. tenta regressar ao terreno onde disputou os primeiros encontros e implementou as regras que viriam a criar raízes no desporto.
"Seria um regresso com enorme peso simbólico. Estamos a fazer por isso. Depois, veremos o que acontece no futuro, se podemos subir mais algumas divisões. Mas nunca perderemos o nosso espírito, essencialmente puro" - Comenta o presidente.
* - Profissionais e amadores se refere ao Críquete, visto que no futebol todos eram amadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário