Ultimas Postagens

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O Primeiro Campeonato Brasileiro.

Participantes
Todos os participantes se classificaram por serem campeões estaduais.
- ABC Futebol Clube
- Clube Atlético Mineiro
- Clube Atlético Paranaense
- Auto Esporte Clube
- Esporte Clube Bahia
- Ceará Sporting Club
- Centro Sportivo Alagoano (CSA)
- Ferroviário Esporte Clube
- Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
- Hercílio Luz Futebol Clube
- Manufatora Atlético Clube (Associação Desportiva Niterói) - Clube Extinto.
- Rio Branco Atlético Clube
- Santos Futebol Clube
- Sport Club do Recife
- Tuna Luso Brasileira
- Club de Regatas Vasco da Gama

Regulamento 
A Taça Brasil de 1959 foi dividida em três fases, todas em sistema eliminatório ("mata-mata"). Na primeira fase, os clubes foram divididos em quatro grupos, Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul. Na segunda fase, os vencedores dos grupos Nordeste e Norte disputaram o "título de campeão" da Zona Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Zona Sul. A fase final foi disputada entre os campeões das Zonas Sul e Norte e os representantes do Estado de São Paulo e Distrito Federal(na época, a cidade do Rio de Janeiro), inscritos diretamente nesta fase.

Critérios de Desempate
Todos os jogos da Taça Brasil de 1959 foram disputados em modo eliminatório (mata-mata) em dois jogos de ida e volta. A equipe que somar mais pontos passava para a fase seguinte. Caso nos dois jogos as equipes tivessem o mesmo número de pontos (dois empates ou uma vitória para cada lado independente do número de gols entre os jogos) era disputado um jogo extra. Nesta partida, caso persistisse o empate, o time que tivesse o maior "goal-average" (média dos gols marcados dividido pelos gols sofridos) nas três partidas da fase era o vencedor. Se mesmo assim o empate persistisse, a vaga seria decidida no cara ou coroa. 

Bahia primeiro Campeão Brasileiro
Foram14 as partidas disputadas pelo Bahia , que derrotou CSA, Ceará e Sport na fase Norte-Nordeste. Paulistas e cariocas entravam no torneio somente nas semifinais, fase em que o Bahia despachou o Vasco. O vencedor da decisão seria o primeiro participante brasileiro na Copa Libertadores da América. 
 
O adversário foi o poderoso Santos, com jogos de ida e volta. O Bahia jogou desfalcado de seu goleiro, o Nadinho, que não pode entrar em campo na primeira partida, realizada na Vila Belmiro. Pelé e Pepe marcaram pelo Peixe, mas o Bahia ganhou de virada, por 3 a 2. O jogo de volta foi disputado na Fonte Nova.  O Santos venceu a partida por 2 x 0, com gols de Pelé e Pepe.

Naquele tempo não havia saldo de gols, prorrogação ou disputa por pênaltis. Foi marcada então uma partida de desempate para 30 de dezembro. Como o Peixe tinha excursão programada para jogar na Europa, o Bahia concordou em jogar apenas dia 29 de março de 1960, no Maracanã. E a espera para o clube baiano valeu a pena, 3 a 1 no Maracanã e o primeiro titulo nacional do clube.

CURIOSIDADE: Antes do primeiro jogo, dirigentes do Santos ligaram para o San Lorenzo, da Argentina, para combinar quando os times se enfrentariam pela Libertadores. Pelo menos as datas ficaram marcadas para o Bahia.

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados — 2014-2015 — Blog Footnager ® —