Ultimas Postagens

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A quem pertence o titulo de Campeão Brasileiro de 87?

Conhecido popularmente como Copa União, porém oficialmente chamado de Copa Brasil, o Campeonato Brasileiro de 1987 foi confuso e até hoje ostenta brigas pelo verdadeiro campeão.

No inicio dos anos 80, a CBF já não tinha condições de manter os Campeonatos Brasileiros que tinha 50,100 clubes, campeonatos inchados. Dessa brecha surgiu o famosos Clube dos 13, grupo esse formado pelo maiores clube da época no Brasil.

Juntando o útil ao agradável, a CBF autorizou o Clube dos 13 a organizar o Torneio Nacional de 1987. Tudo começou bem, a parceria com a Coca Cola, que patrocinou todos os clubes até então sem patrocinadores e a TV Globo que transmitiu as partidas com exclusividade.

No entanto as boas noticias duraram pouco, e a CBF logo interviu, além de clubes como América-RJ, Sport, Guarani e Portuguesa que se sentiam injustiçados, pois teriam direito de estar na elite pelo desempenho no Brasileirão de 1986.  Com isso foi a vez da CBF que concordou com os clubes de fora e decidiu dividir o Campeonato Brasileiro em dois grupos, o primeiro criado pelo Clube dos 13, chamado popularmente de Módulo Verde (com nome oficial de Troféu João Havelange) e o segundo com os melhores clubes do Brasileiro do ano anterior que não estavam no primeiro grupo, e ficou conhecido como Módulo Amarelo (nome oficial: Troféu Roberto Gomes Pedrosa). Os dois melhores de cada módulo se enfrentariam para definir o campeão nacional.

Os dois grupos caminharam e chegaram até o final. Para a mídia, o título brasileiro se decidia na Copa União. O Flamengo conquistou o torneio ao surpreender o invicto Atlético-MG de Telê Santana na semifinal e ao bater o Internacional na decisão. O Módulo Amarelo teve percalços. Nem a possibilidade de cruzamento contentou América-RJ e Portuguesa, que decidiram boicotar o torneio. A Lusa voltou atrás posteriormente, mas os rubros, de fato, não jogaram uma partida sequer. No final, Guarani e Sport dividiram o título simbólico do grupo após empate em 11 a 11 na disputa de pênaltis.

Como avisa contestado antes do começo do torneio, a CBF impôs seu regulamento e determinou que seria realizado um quadrangular entre Flamengo, Internacional, Sport e Guarani. Flamenguistas e colorados confirmaram a decisão de boicotar o cruzamento e não compareceram às semifinais. Assim, Sport e Guarani fizeram a final, vencida pelos pernambucanos. As duas equipes representaram o Brasil na Copa Libertadores e foram oficializadas pela CBF como campeão e vice do país em 1987. 

ALGUNS FATOS:
- A CBF é quem manda no futebol Brasileiro, ou seja, no ano de 87 ela não organizou por completo o torneio, porém definiu as regras do mesmo antes do inicio.
- Guarani, (vice campeão brasileiro de 86) e América do RJ, (eliminado nas semi finais do brasileiro de 86), se não fosse a intervenção da CBF não disputariam o Campeonato Brasileiro de 1987, porém o Coritiba (ultimo colocado do grupo A do brasileiro de 86) iria disputar.
- A CBF, FIFA e Justiça decretam o Sport com único campeão de 1987, no entanto o Flamengo e TV Globo decretam o Flamengo como campeão de 1987.
- A Copa Libertadores foi disputada de 1964 à 1989 pelo Campeão e Vice do Campeonato Brasileiro e de 1990 à 1999, pelo Campeão do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados — 2014-2015 — Blog Footnager ® —