Ultimas Postagens

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

E se, no Brasil tivesse um criterio para estrelas nos escudos?

No Brasil essas estrelas não têm um significado único. Os times as colocam nos uniformes pelos mais variados motivos. Quase sempre elas são usadas para lembrar grandes títulos conquistados como por exemplo os escudos do Corinthians, Internacional, Santos, mas também existem aquelas que marcam a data de fundação do clube e até mesmo as que prestam homenagens a atletas de outros esportes como o São Paulo e suas estrelas douradas. Para confundir ainda mais as coisas, alguns times colocam estrelas em seus uniformes num ano e no outro as retiram, sem dar maiores explicações ao torcedor. 



Essa falta de critérios que existe aqui é bem diferente do que ocorre na Itália, por exemplo. Lá, os times só podem exibir uma stella d’oro ("estrela dourada") acima dos escudos quando conquistam dez campeonatos nacionais - honra alcançada por apenas três clubes até hoje: Internazionale e Milan com uma estrela cada, e Juventus com três estrelas.

Já na Alemanha o critério é diferente após o 3º titulo, 5º titulo 10º titulo e 20º titulo são colocadas uma estrela. O Bayern de Munique é o maior campeão e possui 4 estrelas.

Mas e se no Brasil seguisse um critério parecido? Utilizando um critério parecido com o da Itália, no entanto com apenas 5 títulos pro estrela. Apenas Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Flamengo teriam um estrela no escudo. Caso o criterio fosse o mesmo da Italia nenhum clube teria estrela.

Já seguindo o critério alemão, Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Flamengo teriam 2 estrelas e Cruzeiro, Vasco, Fluminense e Internacional teriam apenas uma estrela.

Curiosidade Extra, nos escudos da Seleções Nacionais, as estrelas representam as conquistas da Copa do Mundo FIFA. Apenas com um diferenciado pra duas seleções, a Itália tem 4 estrelas e utiliza elas dentro do escudo ao invés do tradicional em cima dele. Já o Uruguai possui 4 estrelas referente a 2 Copa do Mundo e 2 Olimpíadas que na época da conquista foi a inspiração para a FIFA criar a competição.

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados — 2014-2015 — Blog Footnager ® —